2013: Balanço e Planos

Todo ano novo deve começar com uma resolução. Aqui na Jagex, temos uma grande resolução para 2013: fazer um balanço das enormes mudanças que fizemos em todo o jogo no ano passado, avaliar nossos acertos e as áreas em que poderíamos ter melhorado e traçar nosso plano para 2013, para que vocês estejam envolvidos desde o começo.

Envolvimento da Comunidade

Em 2009, quando tracei meus primeiros planos para o jogo e para a empresa, prometi que começaríamos a falar com vocês, nossos jogadores, para mantê-los informados após uma década de sigilo. Pela primeira vez, começamos a contar a vocês sobre alguns dos projetos nos quais estávamos trabalhando e o tipo de coisa que queríamos fazer para a comunidade. Pensando nos últimos quatro anos, acho que podemos dizer que fizemos um enorme progresso em nossas comunicações. Iniciativas recentes como os streamings ao vivo foram muito bem recebidas e – pelo feedback de vocês – parece que vocês gostariam de ver mais coisas desse tipo serem feitas. Ainda assim, sei que poderíamos ser bem mais claros e mais coerentes na maneira como falamos com vocês, e esse será um grande foco em 2013.

Assim como o resto da equipe, eu também leio o fórum e converso com jogadores no jogo (no meu caso, com uma conta pessoal) para entender o que vocês estão de fato pensando e sentindo. Embora alguns de vocês estivessem realmente felizes e alguns não tivessem uma forte opinião formada, outros estavam se sentindo zangados, ignorados e, às vezes, até confusos com as decisões tomadas pela Jagex. Nem sempre nos explicamos bem o suficiente ou demos a devida atenção ao que vocês tinham a nos dizer e, por isso, gostaríamos de pedir desculpas. As comunicações a respeito de assuntos como microtransações foram especialmente fracas, e muitos de vocês ficaram frustrados, o que é perfeitamente compreensível.

Pretendemos fazer mais blogs dos desenvolvedores e sessões ao vivo de Perguntas e Respostas para estabelecer claramente as questões que estamos enfrentando e receber o feedback de vocês diretamente. Vamos continuar fazendo os Bastidores em Vídeo e também anunciaremos as atualizações do jogo mais cedo, pois queremos que vocês fiquem tão empolgados quanto nós com o ano que temos pela frente e que nos digam o que estão achando o mais cedo possível.

Bots e Gold Farmers

Em média, banimos 1.000 contas de jogadores todos os dias por uso de bots e excluímos muitas outras contas ilegítimas. Contudo, enquanto o uso de bots continuar sendo uma frustração para todos nós, nosso trabalho precisa continuar.

Nossas melhorias tecnológicas anti-bots lançadas em 2012 são um grande avanço, não apenas para nós, mas para a indústria como um todo. Elas nos colocaram muito à frente da tecnologia usada pelos desenvolvedores de bots. Porém nossas comunicações a respeito do lançamento da Baía dos Bots não deixaram claro que precisávamos implementar essa tecnologia de forma gradual, pois banir contas permanentemente exige sistemas que sejam absolutamente à prova de erros. A Baía dos Bots ainda não usou plenamente nossos novos sistemas anti-bots, mas estamos ansiosos por implementá-los. Estou muito feliz em ver o sucesso que o BotWatch já teve contra bots e gold farmers.

Sabemos sem sombra de dúvida que há muito menos jogadores usando bots agora no jogo do que havia em 2011. Porém o que nos deixa furiosos é que essa melhoria foi prejudicada pelo considerável aumento em bots de gold farming. Então, em 2013, vamos acrescentar também uma estratégia paralela para lidar especificamente com gold farmers e atividades ilícitas de Comercialização no Mundo Real relacionadas a eles. Em breve traremos mais informações sobre isso.

Microtransações

A Roleta Maluca e, em menor grau, o Shopping do Salomão, sempre foram assuntos polêmicos. Não vou tentar dourar a pílula: esses acréscimos foram – e continuam sendo – vitais para o crescimento do RuneScape. Eles nos permitiram duplicar o tamanho da equipe do RuneScape e continuar lançando atualizações praticamente toda semana. Além disso, investimos o dinheiro que ganhamos com microtransações de volta na tecnologia e infraestrutura do RuneScape, com foco na solução dos problemas de lag e na melhoria da qualidade gráfica e do áudio. Vocês verão o resultado desses grandes investimentos claramente em 2013.

É bom lembrar também que, embora nem todo mundo goste de microtransações, alguns de vocês ficaram felizes com as opções de personalização e as escolhas adicionais que elas oferecem.

Porém sabemos que podemos melhorar. Em alguns momentos, em 2012, a sensação foi de que as atualizações da Roleta Maluca e do Shopping do Salomão dominaram nosso programa de lançamentos e as notícias em nosso site e de que parte do conteúdo não parecia ter a ver com o RuneScape. A equipe está sem dúvida se aproximando de um melhor equilíbrio com o passar do tempo. Espero que vocês concordem que nossas atualizações mais recentes de microtransações estão mais sintonizadas com o jogo de modo geral e que não lançamos nenhuma atualização de microtransações em uma semana em que não houvesse nenhum outro conteúdo sendo lançado.

Promoções

Em retrospecto, definitivamente tivemos muitas promoções e distribuições de brindes no jogo em 2012. Embora tenhamos balanceado cuidadosamente a Roleta Maluca, promoções como o Verão Fora de Época deram recompensas exageradas, mas acho que acertamos com os Fins de Semana Festivos e a Aura Festiva. Em 2013, seremos mais cuidadosos: esses eventos devem ser especiais e devem servir para deixar a comunidade mais unida, então faremos com que eles sejam menos frequentes e mais divertidos, e nos certificaremos de que não diminuam os feitos suados de nossos jogadores.

Evolução do Combate

Albert Einstein disse certa vez que “quem nunca cometeu um erro, nunca tentou algo novo.” A Evolução do Combate foi um novo território para todos nós – uma enorme mudança no cerne do jogo, além de um rebalanceamento de quase todos os equipamentos de combate e monstros. Para manter o vigor do jogo por muitos anos por vir, é preciso tentar coisas novas. De modo geral, tenho orgulho do sistema de combate atualizado e acredito realmente que, no longo prazo, seja uma mudança para melhor.

Com o teste Beta da Evolução do Combate (outra coisa que nunca havíamos tentado no RuneScape), recebemos mais de 4 meses de feedback de vocês e fizemos grandes balanceamentos e revisões do conteúdo. Contudo, em retrospecto, percebemos que a EdC claramente ainda não estava boa o suficiente para uma atualização dessas proporções. Apesar do teste Beta, ficou claro que não levamos devidamente em conta o quanto todos teriam que se adaptar ao novo estilo de jogo.

Assim como qualquer parte do jogo, continuaremos a aprimorar a Evolução do Combate para vocês. Temos uma equipe de desenvolvedores dedicada a ouvir o feedback de vocês e fazer as melhorias constantes necessárias.

Depois de apenas dois meses, estamos contentes em ver que vocês estão dominando o sistema de combate e aproveitando as melhorias que ele trouxe. Porém sabemos que não foi uma transição fácil para todos e, por isso, peço desculpas. Ainda temos trabalho a fazer e aprendemos que, no futuro, precisamos ser mais cautelosos e atentos às opiniões de vocês.

Atualizações do Jogo

Refletindo sobre as atualizações do jogo de 2012, estamos bastante satisfeitos: os Desafios Diários, o Runiverso, as Piras, o Extermínio Sociável e a Grande Chinchompa adicionaram maneiras sociais de se treinar habilidades. A Dragoa Negra Rainha, as reformulações de monstros e masmorras, os potes de poções e os Projetos de Obra Portuária trouxeram várias novas opções de atividades para serem feitas por jogadores de níveis mais avançados. As missões também tiveram um papel muito positivo, com narrativas e dublagens incríveis.

Estamos dispostos a fazer de 2013 o ano de vocês. Isso significa dar a vocês o que vocês querem: missões interessantes, novas masmorras, eventos épicos e novas habilidades. Significa também aprimorar os conteúdos já existentes e fazer melhorias técnicas no jogo, deixando-o mais agradável de jogar e com um visual melhor do que nunca. Mas crucialmente, 2013 será dedicado a garantir que o legado pelo qual vocês trabalharam tanto seja respeitado e que tudo o que vocês fizeram e tanto se esforçaram para alcançar continue mantendo o valor que sempre teve.

Acho que nunca chegamos de fato a agradecer a nossos membros por nos ajudar a fazer do RuneScape o jogo incrível que é hoje e permitir que ele continue sendo disponibilizado gratuitamente para milhões de jogadores. Então, um “muitíssimo obrigado” a nossos membros, em meu nome, em nome da equipe do RuneScape e da comunidade de jogadores de acesso gratuito.

Finalmente, gostaria de agradecer a todos vocês por jogarem o RuneScape! Nossa meta e nossa paixão é fazer com que este jogo seja o melhor possível para vocês! É graças ao feedback – e às críticas – de vocês que o RuneScape pode seguir com força total em 2013 e além, então continuem nos mandando suas opiniões!

Como sempre, divirtam-se!

Mark Gerhard

Se quiser comentar esta notícia em nosso fórum, clique aqui.

Voltar ao início