Boas-vindas a mais um Clicar e Examinar (ou Right Click Examine - RCE - em inglês)!
Neste formato de blog, vamos dar a palavra aos nossos JMods enquanto eles buscam envolver vocês no desenvolvimento, quer seja em conteúdo já em produção, possíveis conceitos para o futuro ou qualquer meio-termo. Sempre que vocês virem Clicar e Examinar (ou Right Click Examine - ou RCE - em inglês), preparem-se para compartilhar o que pensam e ajudar a moldar o futuro do RuneScape com a gente!
O que é esta atualização?
Bem no topo do recém-lançado Santuário do Renascimento, os jogadores encontrarão o misterioso altar de uma deusa ausente. Lá, terão que usar suas habilidades para impedir o que quer que esteja corrompendo o outrora sagrado local e trazer o equilíbrio de volta ao antigo santuário.
![](https://cdn.runescape.com/assets/img/external/news/2024/07/yuijs2/skillboss2.png)
Esse é o segundo chefe de treinamento de habilidade da história do RuneScape e também é o primeiro que permite enfrentamento solo! Os jogadores poderão trazer amigos para ajudar, mas nós projetamos esse chefe com uma perspectiva de jogo solo em primeiro lugar para depois escalar seus atributos para grupos, e não o contrário.
Este artigo apresenta alguns elementos do processo de criação do chefe!
O que define um chefe de treinamento de habilidade?
Ao ouvirem "chefe de treinamento de habilidades", jogadores pensam em algo diferente de quando ouvem "confrontos de treinamento" ou "minijogo". Então, nós nos reunimos com a equipe de desenvolvimento e o pessoal do RS das Antigas, além de conversar com os jogadores, para identificar o cerne de um chefe de treinamento de habilidades:
1. Exige foco no uso de habilidades que não são de combate para ser derrotado.
As habilidades devem ter destaque e definir a maneira como os jogadores interagem com o confronto.
Isso pode acontecer de diversas formas, como pelo uso de habilidades de subsistência para coleta de recursos, manuais para criação de ferramentas que ajudem a resolver problemas ou de apoio para que os atributos singulares contornem os problemas existentes.
Isso não significa que habilidades de combate sejam inúteis ou não façam parte da estratégia. Você pode, por exemplo, usar Oração para purificar ou abençoar objetos. A questão é que o combate não é a maneira principal de se resolver o problema.
2. Uma entidade central é o foco.
Como em confrontos contra chefes de combate, há uma entidade específica com a qual os jogadores precisam interagir e que deve ser derrotada.
3. A entidade é um chefe.
Existem várias mecânicas e sistemas que se espera de um chefe. Tabelas de objetos largados, registros de coleção, bichos de estimação de chefe e possibilidade de repetição do confronto são alguns exemplos.
Sendo assim, um chefe de treinamento de habilidades é um confronto com possibilidade de repetição focado em uma entidade, é resolvido com habilidades que não são de combate e concede recompensas como um chefe normal.
Essa explicação é um pouco rudimentar, já que existem outros elementos do jogo que cumprem vários desses requisitos e não são chefes de treinamento de habilidades (cof, cof, caça de grande porte). A ideia aqui é explicar melhor o que torna esse, e por consequência o Croesus, um chefe de treinamento de habilidades, e não uma atividade ou minijogo. Na nossa opinião, o fator decisivo é o foco.
Em um minijogo, o foco é a atividade em si. Pode ser capturar a bandeira da outra equipe ou trabalhar em conjunto para manter uma fornalha acesa. O objetivo primário é a atividade. Com um chefe de treinamento de habilidades, por outro lado, seu objetivo é o mesmo de um chefe de combate: derrotar o inimigo. Envolve vários métodos, de drenar os pontos de vida do chefe a proteger outro jogador de inimigos. O objetivo principal é lidar com o chefe, as atividades são secundárias.
Por exemplo, no confronto contra do Croesus, o objetivo é fazê-lo voltar a dormir. Para isso, você usa habilidades para consertar as estátuas ao redor da arena e usar o poder delas para abrir um caminho que permite causar dano ao cerne. Se o objetivo fosse simplesmente consertar as estátuas enquanto evita sofrer dano do chefe, o confronto não teria tanta urgência e se pareceria com um minijogo.
Esperamos que essa noção geral do que é um chefe de treinamento de habilidades faça sentido para vocês. Também gostaríamos de saber:
O que define um chefe de treinamento de habilidades para você?
O que posso esperar desse confronto?
Os jogadores vão precisar pensar rápido e usar várias habilidades diferentes, como Divinação e Artesanato, para resolver os problemas que o confronto vai apresentar. Também vão precisar usar a própria inteligência e o ambiente para ficar em segurança, já que a situação é hostil!
Ainda não podemos dar muitos detalhes, já que queremos manter a surpresa, mas podemos falar um pouco do design.
Fases
O confronto será dividido em duas fases com temas distintos: a preparação e a conclusão.
Fase 1: "Preparação"
Nessa fase, os jogadores vão se preparar para o que vem a seguir, coletando recursos no ambiente e utilizando-os para fortalecer medidas de proteção. A fase será basicamente uma combinação de coleta e artesanato com duração limitada. Para se preparar melhor, é preciso utilizar bem o tempo.
Fase 2: "Conclusão"
Depois de um tempo, começa a fase de Conclusão, que é quando o bicho pega! Os jogadores vão sofrer ataques e precisarão trabalhar rapidamente para manter as defesas utilizando os recursos coletados na primeira fase.
Durante essa fase, o chefe vai estar ativo e vulnerável, então será preciso equilibrar defesa e ataque para acabar com a corrupção. Como o nome já diz, essa fase dura até a derrota do chefe ou dos jogadores.
Redução de pontos de vida, não de atributos
Vamos deixar isto bem claro: suas estatísticas não diminuem durante o confronto.
Parte do que torna um chefe desafiador é a possibilidade de derrota. Você pode não conseguir impedir o chefe de desenvolver o ataque final a tempo, ou pode sofrer desgaste demais dos ataques e perigos repetidos e ser derrotado. Com o Croesus, nós usamos um sistema de drenagem de estatísticas para funcionar como a vida do jogador. Queríamos destacar os aspectos do chefe fora do embate direto e oferecer um método alternativo de abordar o confronto.
Nesse chefe, usamos um sistema mais simples, portanto o foco serão os pontos de vida. Estaremos brincando com o aumento do dano recebido com base nos pontos de vida do jogador para tornar o encontro mais acessível. O confronto será seguro, mesmo com o uso de pontos de vida, então não precisa se preocupar.
Isso nos permite não só tornar o confronto mais acessível, já que se parece mais com um chefe comum, mas também permitir mais estratégias em potencial de se manter vivo para os jogadores, como comidas e preparados.
Elementos de design
Uma pirâmide invertida flutuando sobre as águas do submundo com uma arena de chefe em cima.
Esse foi o conceito inicial para esse confronto, e conforme o papel do Refúgio no universo e no design ficou mais completo, nossas ideias para o que poderia estar ali ficaram mais sólidas. Para o tema, pensamos em algo relacionado à área: água, Lua, estrelas e tudo mais. Uma ideia inicial era um pilar enorme de pedra da lua sobre o Refúgio, que serviria como conduíte.
![](https://cdn.runescape.com/assets/img/external/news/2024/07/yuijs2/skillboss1.png)
Os artistas usaram essa ideia como base e criaram conceitos incríveis como estes:
![](https://cdn.runescape.com/assets/img/external/news/2024/07/yuijs2/skillboss3.gif)
![](https://cdn.runescape.com/assets/img/external/news/2024/07/yuijs2/skillboss4.jpg)
A discussão foi se desenvolvendo e, aos poucos, refinamos melhor o visual e a vibe que estávamos buscando. No momento, não vamos mostrar o resultado final da aparência do chefe, mas podemos dizer que tem vários elementos do design inicial. Estamos ansiosos para mostrar o chefe pronto para vocês nas próximas semanas!
![](https://cdn.runescape.com/assets/img/external/news/2024/07/yuijs2/skillboss5.jpg)
Recompensas
Para concluir, vamos falar um pouco sobre algumas ideias relacionadas a recompensas. Em primeiro lugar, estamos falando de um chefe, então teremos algumas figurinhas carimbadas, como experiência nas habilidade utilizadas, bicho de estimação de chefe, registro de coleção, títulos e várias ferramentas e aprimoramentos interessantes para preencher seus espaços. Temos algumas ideias no forno, mas o que realmente queremos saber é:
Que tipo de recompensa você espera de um chefe de treinamento de habilidades?
Mais algumas questões: recompensas de treinamento de habilidades têm que corresponder às habilidades usadas na luta contra o chefe ou podem valer para qualquer habilidade que combine com o tema? Tudo bem receber equipamento de combate? O que deve ou não estar entre as recompensas materiais comuns para esse chefe?
Nós queremos muito ouvir a resposta de vocês para todas essas perguntas, não só em relação a esse chefe específico, mas no geral também, seja uma análise caso a caso ou algo mais geral. Estamos ansiosos para conversar com vocês!
Participe
Agora que vocês estão sabendo dos conceitos, queremos o feedback! Vamos prestar muita atenção nas discussões pela comunidade, como sempre, mas o melhor jeito de falar diretamente com a equipe é pelo nosso Discord Oficial (em inglês).
Vá para #rce-chat para acompanhar as discussões e #rce-dev-questions para dar a sua opinião sobre as questões em voga entre a equipe de desenvolvimento. Clique no botão abaixo e participe já!
Agradecemos por ler nosso boletim Clicar e Examinar! Estamos muito animados em abrir as portas do nosso desenvolvimento para o feedback de vocês, e queremos a participação de todos! Vemos vocês em Guilenor!
- A Equipe do RuneScape
Mods Astar, Azanna, Bak, Balkan, Bam, Blkwitch, Boko, Brat, Breezy, Brig, Camel, Chaose, Dark, Daze, Desert, Dorn, Dragon, Drew, Drewid, Easty, Echo, Fallen, Forza, Fowl, Fox, Frosch, Grace, Helen, Hooli, Ink, Jack, Keyser, Kitsune, Kristy, Luma, Lunatear, Lykos, Lynx, MIC, Mickey, Morty, Muse, Nemo, Neong, Nixon, Noms, Pearce, Pebble, Phoenix, Pigeon, Rain, Ramen, Rowley Ryan, Samy, Sakura, Shrew, Shrike, Skyefall, Soul, Sponge, Spyro, Stead, Stu, Sukotto, Taelae, Tiger, Timbo, Titus, Toebeans, Tri, Vegard, Volta, Who, Wov, Yuey & Zura