2014: Retrospectiva

Com a chegada de um novo ano, é bom refletir sobre o ano que se encerra. Quando faço uma retrospectiva de 2014, fico muito feliz com o que o ano representou para o RuneScape e sua comunidade. No final de 2013, traçamos os objetivos para o ano seguinte. Queríamos dar aos jogadores o poder de decidir em que grandes conteúdos deveríamos trabalhar. Nossos propósitos eram dar ainda mais atenção a conteúdos de alto nível, aumentar a quantidade de missões lançadas e melhorar a jogabilidade para os jogadores.

O que mais me trouxe orgulho no ano que passou foi o “Poder aos Jogadores” e a introdução de enquetes no jogo. Fizemos mais de 20 enquetes em 2014 através das quais você escolheu as próximas atualizações, o equivalente às “enquetes de conteúdo garantido” que promovemos em anos anteriores, e ainda mais enquetes nas quais você elegeu importantes aspectos das atualizações de conteúdos. Ao longo de 2014, você foi mais influente do que nunca e teve a chance de dar sua opinião sobre a maioria dos conteúdos lançados durante o ano. E o jogo só melhorou com isso! Obviamente, como em tudo na vida, houve problemas que precisaram ser superados: somos os primeiros a admitir que exageramos na quantidade de enquetes logo no início do ano, o que deixou as enquetes da segunda parte de 2014 um pouco mais escassas. Sabemos também que algumas enquetes experimentais, tais como a que decidiu o design do evento de Halloween e a que deu nome a um troll, não funcionaram como esperávamos.

Mas o Poder aos Jogadores não se limitou somente às enquetes. Dar a você uma maior participação no conteúdo que desenvolvemos criou a necessidade de sermos mais abertos e melhores em escutar o que você quer. Realmente nos empenhamos em sermos mais comunicativos. Buscamos a sua opinião no fórum, discutimos nosso progresso no Twitter, discutimos atualizações no Reddit, respondemos perguntas em transmissões ao vivo semanais no Twitch e pedimos o seu feedback através das pesquisas de opinião. Ao meu ver, isso gerou uma colaboração muito maior entre desenvolvedores e jogadores.

A maior atualização de 2014, A Cidade dos Elfos, foi escolhida por você na última enquete do ano passado. A cidade foi moldada por você através de várias outras enquetes, e foi você quem a refinou quando publicamos os documentos de design. Você pode vê-los novamente nos links a seguir: primeiro documento, segundo documento, terceiro documento, quarto documento e quinto documento. O Poder aos Jogadores também fez com que tentássemos resolver problemas persistentes com o combate no RuneScape. Apesar das nossas decisões e opiniões anteriores, acrescentamos o Modo Legado ao jogo, o que agradou muitos fãs do sistema antigo. Além disso, revertemos à antiga fórmula 138 de combate, algo que a grande maioria dos jogadores preferia.

Também estou feliz em dizer que alcançamos nosso objetivo de dar mais ênfase a conteúdos de nível avançado neste ano. Em 2014, lançamos três missões grã-mestras, uma missão mestra, um novo chefe de classe alta para combate solo, recursos anciãos de combate, capas de mestre, capas de habilidade, entre muitas outras novidades. Ano que vem, vamos dar ênfase a mais conteúdos destinados a níveis específicos.

No entanto, houve algumas áreas que nos deixaram um pouco frustrados. Publicamos somente mais uma missão em 2014 do que em 2013. Mesmo que tecnicamente a quantidade de missões tenha sido superior, ainda não alcançamos o nível de melhorias desejado por você e por nossa equipe. Então, fique de olho nos nossos planos para 2015. Embora não seja nosso objetivo elevar o número de missões, temos novidades muito legais que você não vai querer perder!

Os minijogos também deixaram um pouco a desejar. Muitos de vocês pediram nossa ajuda para aumentar a popularidade dos minijogos novamente, e isso se tornou uma prioridade para nós. Infelizmente, as coisas não funcionaram como deveriam. Tivemos excelentes atualizações, tais como as melhorias no Ataque Bárbaro, na Torre do Domínio e no Controle de Praga, os novos minijogos Festival de Socos e Repolhos e Pega Ladrão, além do sistema de grupos que auxilia você a encontrar parceiros para os minijogos para multijogadores. Porém, em termos gerais, nada disso nos ajudou a alcançar o objetivo de atrair mais jogadores para esse tipo de conteúdo. Ainda não desistimos e já temos novas ideias para experimentar no ano que vem. O que precisamos agora é da sua opinião: o que você acha que tornaria os minijogos mais populares e mais relevantes? Ou você prefere que nossa atenção seja voltada para outros assuntos?

Nosso objetivo final em 2014, e esse era um dos nossos grandes propósitos, foi melhorar a jogabilidade diária para os jogadores. E isso eu posso orgulhosamente dizer que foi alcançado. A Equipe Ninja (tópico em inglês) fez uma tonelada de pequenas melhorias e reparos, além de ter trabalhado em algumas atualizações importantes da própria equipe. Houve também várias melhorias da jogabilidade, que incluem o modo Revolução, a atualização na interface do banco e o acréscimo de predefinições do banco. Já pensou como seria jogar sem todas essas coisas?

A última coisa que eu gostaria de mencionar antes de dar este ano como encerrado é o incrível coração da comunidade e sua imensa generosidade com causas de caridade. Organizamos uma grande variedade de eventos de caridade durante o ano, que incluíram o GameBlast, o evento de proteção ao Rinoceronte Real da United for Wildlife, a reabertura do Poço da Bondade em novembro e a iniciativa de dezembro em prol da Oxfam. No total, a Jagex e a comunidade do RuneScape arrecadaram a incrível quantia de US$ 275.000 para essas instituições e causas honoráveis. Isso é um valor fantástico e que realmente fará a diferença na vida daqueles que necessitam. Nós não teríamos conseguido nada isso sem você! Muito obrigado!

Lembre-se de que o RuneScape não é um jogo estático, e nós prometemos nunca estagnar. O ano de 2015 trará ainda mais conteúdos estimulantes diretamente para o seu PC e, com o iminente lançamento do RuneLabs, você não só poderá dar sua opinião nos conteúdos lançados, mas também criá-los você mesmo!

Na semana que vem, nosso único e singular Mod Mark revelará novidades exclusivas sobre os nossos planos para 2015. Por hora, relaxe, respire, comemore o Natal com muita alegria e fique ligado no nosso novo vídeo. Eu me encontrei com os Mods Osborne, Ana, Chris L, Joel e Whale Fish durante um almoço natalino para discutir tudo sobre o RuneScape em 2014. Lembre-se de compartilhar no fórum sua opinião sobre o ano que está terminando.

Um Feliz Natal e um excelente Ano Novo para todos vocês,

Mod Pips

Voltar ao início