Blog dos Desenvolvedores - NXT em 2017

Mod Proto está aqui para nos falar do passado, presente e futuro do NXT no Blog dos Desenvolvedores de hoje.


Depois de anos de desenvolvimento interno, nosso cliente NXT foi lançando em 2016.

De várias formas, isso foi só o começo. O cliente foi criado e entregue a você, mas ele ainda é uma presença constante nas nossas vidas. O legal de trabalhar em um MMO como o RuneScape é que você convive com o mesmo jogo que os jogadores todo dia. Usamos o jogo para testar e desenvolver novos conteúdos, fazer eventos com você, e como ferramenta para contar as muitas histórias do RuneScape. Trabalhamos no cliente todos os dias, e vamos continuar fazendo isso enquanto você continuar jogando.

Anteriormente, falamos sobre alguns desafios técnicos que enfrentamos para lançar o NXT. Sempre soubemos que, apesar dos nossos melhores esforços para criar um cliente perfeito, os nossos testes internos sozinhos não dariam contam do recado. Foi por isso que procuramos formas de mostrá-lo para você o mais rápido possível.

Você deve se lembrar das prévias no RuneFest e dos fins de semana de beta. Usando os dados obtidos neles, selecionamos cuidadosamente quais ajustes e alterações precisávamos fazer para ter uma versão estável e completa, mas sem demorar muito tempo. Com mais de seis meses desde o lançamento oficial, estamos muito felizes com o nível do cliente na época do lançamento.


Quem Está Usando o NXT?

O comportamento inicial dos jogadores nos mostrou que muitas pessoas adoraram o NXT. 50% dos jogadores adotaram o cliente quase imediatamente e nunca voltaram atrás.

Nos esforçamos muito para conversar e ouvir os jogadores. É como ter centenas de milhares de amigos na Internet: às vezes a gente se esquece do número real de jogadores, do fato de que nem todos participam das discussões - eles só jogam. Isso quer dizer que um número surpreendente de jogadores nunca tinha ouvido falar do novo cliente, mesmo meses depois do lançamento.

Nossa Equipe de Analítica fez um relatório para que eu pudesse acompanhar a adoção do cliente. Uma linha vermelha no relatório me mostrava quem estava jogando no dia a dia e nunca havia experimentado o NXT.

Estou contente em ver que agora essa porcentagem é menor que 10% e está caindo a cada dia. Também adicionamos uma linha roxa representando os jogadores que nunca jogaram no cliente Java. Todo dia, milhares de jogadores dessa categoria aparecem no jogo.

Quanto ao resto, havia aqueles que usavam o novo cliente normalmente, mas que voltavam ao cliente Java para atividades específicas. Podíamos ver que alguns jogavam um pouco em cada cliente a cada dia, mas a maioria escolhia um cliente para jogar no dia e aparecia no meu gráfico como usuário de Java. Agora estamos numa posição em que todo dia mais de 70% dos jogadores usam apenas o NXT como cliente.


E Agora?

Já mencionamos isto antes, mas vale a pena dizer de novo: o cliente Java nos serviu bem, mas já estava impedindo o nosso avanço em diversas áreas há um bom tempo.

O NXT é a nossa solução para levar o jogo mais longe do que ele já foi um dia. Até mesmo nos locais onde os dois clientes são usados, podemos avançar com algumas coisas. Você deve ter percebido alguns exemplos disso: distância de renderização, sombras e texturas de alta resolução.

Porém, há coisas que gostaríamos de fazer com vários sistemas onde a diferença entre os dois clientes seria grande demais - então não é possível fazê-las enquanto ainda houver suporte para o cliente Java. Isso significa que em algum momento vamos precisar aposentar o cliente Java totalmente.

Não temos uma data fixa para isso, nem temos a intenção de surpreender todos vocês um belo dia pela manhã - quando for acontecer, daremos um aviso prévio.

No entanto, vai chegar um dia em que teremos que fazer uma mudança que o cliente Java não vai conseguir acompanhar. Quando isso acontecer, queremos ter certeza de já ter lidado com os problemas e motivos que possam impedir você de continuar jogando.


No Horizonte

À medida que avançarmos em 2017 com correções, ajustes, otimizações e melhorias, temos que prestar atenção em algumas coisas.

Ficamos sabendo que em algum lugar do deserto há uma cidade misteriosa. As equipes de conteúdo nos dizem que há uma abundância de histórias e atividades ocultas por trás de suas muralhas. Dissemos a eles que também haverá alguns recursos gráficos novos para revelar esses segredos.

Você deve se lembrar de um trailer que oferecia uma prévia da Cidade Dourada de Menaphos. O que você pode não ter percebido é que havia um incrível efeito de luz novo. Esta foto é um ótimo exemplo da nossa nova iluminação volumétrica (que alguns chamam de "raios divinos"). Não é só um efeito legal que usamos em vídeos. É mesmo um efeito do jogo, em tempo real, que você começará a ver muito mais ao longo de 2017.

Iluminação Volumétrica

A Equipe do NXT também se aprofundou no sistema de materiais, oferecendo aos nossos artistas as ferramentas necessárias para criar uma cidade com uma aparência jamais vista antes. Fui em algumas das primeiras reuniões de desenvolvimento e já estou ficando empolgado. Espero não gastar toda a minha empolgação antes mesmo dos portões da cidade se abrirem!


Conclusão

O NXT, como projeto, foi concluído ano passado. Porém, o trabalho não parou nunca, e a manutenção e o desenvolvimento contínuo fazem parte do dia a dia da equipe.

O cliente é parte integrante do jogo que atualizamos toda semana, com que trabalhamos todo dia e - mais importante ainda - é o que permite que você se aventure a qualquer momento durante a semana. Vamos cuidar de todos os seus muitos recursos enquanto o RuneScape tiver vida. Vamos acompanhar todas as versões novas de drivers, variações de hardware e melhorias de sistemas operacionais que surgirem. Também vamos buscar melhorar o desempenho para que você possa ter mais qualidade com sistemas mais lentos, além de expandir as opções disponíveis se você tiver um sistema rápido. Você não está parando de jogar, então nós também não vamos parar de trabalhar e falar sobre os avanços.

A Equipe da Comunidade vai ficar de olho para garantir que a gente receba as suas respostas sobre o lado técnico. Há até a possibilidade de fazermos alguns vídeos de Diário dos Desenvolvedores se você tiver alguma pergunta.

Mod Proto
Chefe de Tecnologias de Base

Voltar ao início