News

Blog dos Desenvolvedores da Versão Móvel – Junho

Oi, pessoal,

Chegou a hora de mais um Blog dos Desenvolvedores da Versão Móvel!

IU das versões Móvel e Desktop

Desde que aumentamos o limite de usuários do beta de Android, estivemos ocupados conferindo os comentários dos jogadores, assim como analisando o que os novos jogadores do RuneScape acham do jogo.

Isso nos levou a concluir que, embora o jogo tenha um bom desempenho entre os jogadores existentes, se quisermos aproveitar ao máximo o fluxo de novos jogadores que podemos alcançar através da versão móvel, precisamos fazer mudanças maiores na interface.

Temos duas razões para isso:

  • Muitos jogadores da versão móvel também acabarão jogando no desktop.
  • Observando o lançamento da versão móvel do OSRS, percebemos que uma porção significativa desses novos jogadores também jogam na versão desktop. Atualmente a interface da versão móvel tem uma diferença significativa da versão desktop. Se quisermos que os novos jogadores que começaram a jogar por meio da versão móvel sintam-se confortáveis ao jogar no cliente desktop, precisamos garantir que a experiência nas duas plataformas seja familiar.
  • Não queremos dar suporte a outro modo de interface.
  • Introduzir outro modo de interface na versão móvel significa introduzir também mais uma rodada de testes e processos de desenvolvimento que aumentaria o volume de trabalho das equipes que criam conteúdo para o jogo. Essa nova rodada de processos de desenvolvimento e requisitos de teste acabaria por reduzir a velocidade e complicar o processo de criação de conteúdo para o jogo. Não é uma boa solução.
  • Então o que isso quer dizer? Isso significa que vamos trabalhar para unificar o estilo de interface das versões móvel e desktop. Elas não serão a mesma, levando em conta que o jeito de interagir no jogo é diferente nas duas plataformas, porém quanto mais próximas as interfaces de ambas as plataformas forem, mais fácil será para desenvolver conteúdo para o jogo, e mais fácil será para os jogadores alternarem entre as versões móvel e desktop.

    Estamos no processo de definir como a interface ficará, mas já demos alguns passos para essa solução. Onde for possível, vamos fazer alterações que avaliamos como boas para ambas as plataformas. Um bom exemplo disso é o novo layout da interface de equipamento usado, como mostrado abaixo:


    O que levamos em consideração ao desenvolver a nova interface:

  • Quando o espaço do selo foi adicionado, recebemos comentários negativos dos jogadores, especificamente sobre onde o espaço foi adicionado no layout clássico. Isso não só expandiu a largura necessária para essa interface, como também fez com que o espaço ficasse meio deslocado, o que poderia ter sido evitado.
  • Atualmente na versão móvel não é possível utilizar o layout clássico, pois ele é um pouco largo dedemais com o espaço do selo em sua posição atual. Fazer esta mudança nos permite utilizar um layout familiar, em vez de utilizar um layout de grade que pode fazer o equipamento usado parecer com a mochila ao bater o olho nele.
  • Para aqueles que não jogam há algum tempo e que estão retornando (ou mesmo para quem costuma jogar o Old School RuneScape), alguns espaços de equipamento foram adicionados ao longo dos anos. Embora a essência da interface não tenha sido alterada, esses novos espaços podem reduzir a familiaridade com os mesmos. Esta mudança permite manter a estrutura tradicional para todos os espaços em comum em ambos os jogos.
  • Para jogadores novos e com um nível mais baixo, esses espaços não são relevantes até mais adiante no jogo. Juntar esses espaços deixa a interface menos amontoada e intimidadora para esses jogadores. Isso também ajuda a separar esses objetos que são, de uma modo geral, consumíveis dos objetos mais permanentes, como armaduras, armas e cosméticos.
  • No entanto, essa mudança significa também que a interface será mais alta (possivelmente afetando os layouts de interfaces primárias), e a posição de alguns espaços utilizados com frequência será alterada.
  • Como dá para notar pela lista acima, para uma mudança pequena como esta, existem potenciais desvantagens. Será difícil atualizar a interface e agradar a todos os jogadores, mas faremos o possível para garantir que as mudanças como um todo sejam úteis para todos os jogadores (novos e atuais, das versões móvel e desktop); parte desse processo envolve a comunidade, conforme observarmos seus comentários sobre as mudanças propostas. Fiquem de olho para obter mais informações das equipes de desenvolvimento e da comunidade em um futuro próximo!

    Barras de vantagens/desvantagens

    O sistema atual de barras de vantagens/desvantagens não é exatamente ideal para a versão móvel. Desse modo, aproveitamos a oportunidade para fazer as seguintes mudanças no sistema, que também estarão disponíveis no desktop:

  • O sistema de barras de vantagens/desvantagens foi totalmente reescrito.
  • As vantagens agora são ordenadas por prioridade, sendo as mais importantes colocadas à frente da barra - a ordem é reajustada conforme as vantagens são ativadas e desativadas.
  • As barras agora podem ser redimensionadas, com tamanho mínimo de:
  • 1 vantagem de largura;
  • 1 vantagem de altura.
  • Aqui é possível visualizar que, quando o Grimório é ativado, ele ocupa o espaço prioritário baseado em sua importância (o espaço de marfim entalhado)

  • As poções e algibeiras de evocação agora funcionam da seguinte maneira:
  • 30 segundos sobrando - a prioridade aumenta;
  • 10 segundos sobrando - a prioridade aumenta mais uma vez e ficam em destaque.
  • Aqui é possível visualizar os ícones de poções e familiares se movendo de acordo com o tempo restante, e piscando quando restam apenas 10 segundos.

  • Agora é possível acompanhar até 50 itens nas barras de vantagens e desvantagens!
  • E aqui está uma visão da barra de vantagens e desvantagens, redimensionadas como você preferir, juntamente com todos os ícones!

    Barras de ação

    Sabemos que as barras de ação nunca são suficientes, portanto, no espírito multiplataforma, adicionamos três barras de ação para todos os jogadores utilizarem tanto na versão móvel quanto no desktop!

    Planos para lançamentos futuros

    Agora um assunto em alta no momento: betas! Planejamos retirar o limite de usuários do beta de Android para membros em um futuro próximo, portanto, se você for membro e tiver um dispositivo Android, em breve poderá jogar no seu celular sem se preocupar com uma lista de espera para ter acesso ao jogo.

    A versão iOS ainda está em desenvolvimento, porém não é possível lançar um beta neste momento. Precisamos resolver alguns problemas de estabilidade, e só então será possível nos concentrar na melhor maneira de trazer esse conteúdo para vocês. No entanto, o modo como os betas são organizados no iOS faz com que não será possível lançar um beta do mesmo modo como foi lançado para Android. Sabemos que muitos jogadores estão animados/frustrados com a possibilidade de jogar a versão para iOS, e acreditem, estamos tão entusiasmados quanto vocês para poder lançá-la! Assim que os problemas de instabilidade forem resolvidos e organizarmos a melhor maneira de liberar o conteúdo, podem ter certeza de que traremos mais novidades.


    Mod Liam e Equipe do RS Versão Móvel