Criadores de Conteúdo - Licença de Avatar e Estrutura da Makeship

Criadores de Conteúdo - Licença de Avatar e Estrutura da Makeship

Hoje, estamos anunciando uma nova licença de Avatar e a Estrutura para Criadores de Conteúdo da Makeship.

Nossos criadores do RuneScape e do Old School RuneScape produzem conteúdos incríveis que agradam tanto a jogadores quanto a JMods.

Estamos sempre em busca de novas formas de apoiar a criatividade deles e possibilitar que se sustentem por meio de seu trabalho. Após o lançamento da Política de Conteúdo de Fãs da Jagex, trabalhamos com o setor jurídico da Jagex e nossos parceiros em outras maneiras de permitir que os criadores de conteúdo recebam fluxos de receita adicionais provenientes dos produtos. Temos duas atualizações sobre o assunto hoje.

Não temos regras inflexíveis para definir um criador de conteúdo, mas os programas descritos abaixo só fazem sentido para criadores que podem contar com um número de seguidores significativo para divulgar os produtos que serão feitos. Assim, esse provavelmente será um dos critérios levados em consideração nos processos seletivos.

Licença de Avatar

De acordo com os termos e condições para jogar RuneScape, aos quais todos os jogadores estão submetidos, a Jagex é a proprietária de todos os avatares de jogador, incluindo aqueles que possam ser icônicos para criadores de conteúdo populares.

Contanto que o avatar de um criador de conteúdo seja exclusivo dele e não baseado em uma roupa icônica, a Jagex, no momento, não tem intenção de usar a aparência do avatar do criador em produtos e, em vez disso, gostaria de permitir com sanção oficial que os criadores de conteúdo o façam.

Deste modo, elaboramos um modelo de Acordo de licença de Avatar para o qual os criadores de conteúdo podem se inscrever por meio deste formulário (em inglês).

Após ter seus termos aceitos e ser assinada, a licença definirá a roupa usada pelo avatar de um criador e concederá a ele a permissão e os parâmetros para utilizar tal aparência em produtos.

As roupas de avatar exclusivas do criador, que não são baseadas em roupas reconhecidas usadas por outros jogadores ou personagens icônicos do jogo, têm potencial para serem aprovadas (a critério da Jagex). De acordo com os termos da licença, na maioria dos casos, os criadores de conteúdo poderão ficar com 100% de qualquer faturamento proveniente da venda de produtos baseados na aparência do avatar licenciado. É possível solicitar uma licença para mais de um avatar caso haja diferença em contas alternativas.

A partir do momento em que a licença entrar em vigor, os criadores não serão restringidos pelos termos que limitam o número de unidades criadas de produtos etc. na Política de Conteúdo de Fãs, e ficará a critério do criador como fabricar e levar produtos ao mercado, contanto que atue dentro dos parâmetros da licença.

Estrutura para Criadores da Makeship e Programa Makeship Makers

Como você deve ter visto, a Jagex firmou um acordo com a Makeship para criar uma linha oficial de pelúcias de OSRS/RS.

Alguns criadores já trabalharam com a Makeship para produzir obras-primas fofinhas baseadas em roupas e objetos do jogo. Na época, essas pelúcias não foram feitas com a aprovação da Jagex. Desde então, a Jagex concedeu permissão retroativa à Makeship, sem implicações para os criadores de conteúdo envolvidos.

De agora em diante, queremos introduzir um processo que permita a criação de novos produtos da Makeship com criadores. Além de uma licença para uma linha oficial, o acordo Jagex/Makeship também inclui uma estrutura para os criadores de conteúdo desenvolverem mais pelúcias para venda com a Makeship, com a aprovação da Jagex. O objetivo dessa estrutura é incluir pelúcias que não se enquadrariam numa licença de Avatar, como algo que não é baseado no avatar habitual do criador e pode estar relacionado a um evento único ocorrido numa transmissão, ou objetos, roupas e NPCs que são icônicos para esse criador por aparecerem na série de conteúdos dele.

Nem todo objeto/roupa/criatura/NPC do jogo terá permissão para ser usado na estrutura:

  • É preciso que seja algo que a Jagex provavelmente não tenha interesse em incluir numa linha oficial, ou que apresente um ponto de diferença capaz de distingui-lo de uma versão que a Jagex queira criar oficialmente.
  • Em termos de estilo, as características faciais, incluindo o formato dos olhos, da boca etc., precisam ser diferentes das pelúcias oficiais de OSRS/RS.

Os Criadores de Conteúdo que tiverem uma ideia para uma pelúcia que se enquadre nas descrições acima podem preencher este formulário (em inglês) no site da Makeship com detalhes da ideia e de quem são. Depois disso, a Makeship apresentará os conceitos que deseja desenvolver à Jagex para aprovação.

Observe que, no caso de qualquer aprovação, é provável que leve de 2 a 4 meses para desenhar e desenvolver uma amostra da pelúcia para pré-venda, e de 3 a 4 meses após a campanha de pré-venda para que os compradores recebam as pelúcias!

A Makeship poderá confirmar os termos comerciais e terá certos critérios para os criadores de conteúdo com quem trabalha. Como a empresa tem um fundo limitado de direitos autorais que pode pagar por cada venda, e a Jagex também receberá um percentual das vendas vinculadas a essa estrutura, os criadores provavelmente receberão um percentual menor dos produtos vendidos ao usar este modelo em vez de contratar a Makeship diretamente para criar uma pelúcia baseada no próprio avatar por meio de uma licença de Avatar da Jagex. Isso reflete o fato de que as pelúcias usarão propriedade intelectual da Jagex que não é específica do criador em questão. Porém, entendemos que isso pode não agradar a todos. No entanto, é mais uma opção aberta aos criadores de conteúdo.

Observação: No caso de já ter uma licença de Avatar em vigor, o criador de conteúdo pode negociar seu próprio contrato e termos diretamente com a Makeship para criar pelúcias baseadas no Avatar em questão (ou qualquer outra empresa com que deseje trabalhar) fora desta estrutura.

Por fim, a Makeship também iniciou recentemente um programa de afiliados chamado Makeship Makers, sob o qual os criadores de conteúdo recebem um percentual das vendas por divulgar produtos da Makeship, incluindo quaisquer produtos do Runescape e produtos oficiais do Old School RuneScape criados pela Makeship (e potencialmente outros produtos do site da empresa).

O programa funciona somente por meio de convite da própria Makeship, que começará a entrar em contato com certos criadores de conteúdo em breve para abrir a filiação. Os criadores de conteúdo interessados podem se inscrever (em inglês) para participar do programa aqui.

Nós continuamos em busca de novas maneiras de apoiar a criatividade da comunidade e dos nossos criadores de conteúdo, ao mesmo tempo que somos transparentes com relação às permissões necessárias para determinadas atividades, e estamos empolgados para ver os produtos incríveis que podem aparecer nessas novas iniciativas!


- A Equipe do RuneScape

Voltar ao início