Saudações! Aqui é o Mod Stu.
Eu estou muito feliz em anunciar que um grande projeto no qual eu trabalhei ao longo de vários gamejams no ano passado está com lançamento marcado para 19 de fevereiro.
Visão geral
A última vez que falamos desse projeto foi no resumo do gamejam de 2023.
A partir do gamejam de dezembro de 2022, eu comecei a trabalhar em proximidade com a comunidade de narrativa e história do RuneScape no Discord para identificar e remover o peso morto dos requisitos de missões, mantendo apenas os requisitos importantes.
Fica aqui um agradecimento especial para Kobra, Wahisietel, ImRubic, Gaga Lady e muitos outros que contribuíram para a concepção e revisão desse projeto.
Requisitos são demais
Eu gostaria de falar sobre esse conceito em maiores detalhes, já que requisitos de missões costumam provocar reações extremamente opostas...
Pessoalmente, eu adoro requisitos de missões. Eles dão mais estrutura para o seu jogo e proporcionam objetivos a serem alcançados.
"Mas Stu..." alguém pode dizer. "Remover requisitos só faz o jogo mais fácil. As últimas missões mal têm requisitos. Seria melhor adicionar requisitos, não se livrar deles!"
Então, como resposta a esse tipo de comentário, eu escrevi este artigo.
Uma grande árvore emaranhada
Surpreendentemente, muitos dos requisitos de missões históricas, especialmente da Quinta Era, não atendem a nenhum propósito narrativo.
Na época, muitos requisitos foram adicionados para incentivar que outra missões fossem jogadas ou para tornar a conclusão de uma específica missão algo de proporções mais lendárias.
Essa é uma ideia admirável no curto prazo – afinal, a Missão das Lendas deveria pedir praticamente todas as missões que vieram antes dela, não é mesmo?
Mas os desenvolvedores não tinham como imaginar que as missões do RuneScape ainda estariam fazendo uso desses fundamentos em 2024.
Como podemos ver nesse diagrama de 2016, cortesia de Follow (anteriormente gamez-x), a árvore de requisitos de missões ficou... um pouco... complicada.
Desemaranhar essa teia de requisitos é um quebra-cabeças. (Eu gostei bastante de fazer isso no passado, quando consegui a capa do mestre aventureiro.)
Mas muitos jogadores, em especial aqueles que veem as missões como um obstáculo impedindo o acesso a uma recompensa útil, podem achar isso completamente cansativo e frustrante.
Há uma linha tênue entre ter objetivos razoáveis e exequíveis e se sentir tão sobrecarregado por objetivos que a recompensa parece não valer o esforço.
E além disso, muitos dos nossos requisitos de missões não são e nunca foram necessários.
Tesouro enterrado
Como exemplo, basta olharmos para a missão Tesouro do Deserto. (Anda, vai lá e completa ela! A missão é necessária para as mágicas antigas e está a uma sequência de distância das maldições antigas.)
Essa é uma missão que a maior parte dos jogadores terá interesse em completar.
Requisitos da Missão – Tesouro do Deserto
- O Sítio de Escavação: necessária para a parte do Centro de Exames.
- Arapuca para Turistas: a única ligação é que ambas as missões envolvem o acampamento bedabino.
- O Templo de Ikov: a única ligação é que Asgarnia Smith alega ter descoberto este templo.
- Padre em Perigo: originalmente essa missão era necessária para se entrar em Moritânia pelo mausoléu em Paterdomus, mas a Alvorada e um atalho de Agilidade no rio Salve foram adicionados posteriormente, proporcionando outras formas de se chegar a Moritânia.
- A Missão das Cataratas: a única ligação é que há uma cena perto das Cataratas de Baxtorian.
- O Forte dos Trolls: necessária para a parte do diamante de gelo.
Ao limparmos os requisitos desnecessários, ficamos com esse resultado:
(Requisitos: O Sítio de Escavação, O Forte dos Trolls, Capacidade de entrar em Moritânia, Nível 10 Extermínio, Nível 50 Arte do Fogo, Nível 50 Magia e Nível 53 Roubo)
Em uma impressão inicial, pode parecer que estamos tornando essas missões menos relevantes.
Mas quando a enorme lista de modificações deste projeto for lançada, será possível ver que também adicionamos requisitos onde era necessário para a trama de missões de alto nível.
Por exemplo, O Templo de Ikov é uma missão de base importante na série de missões de Mahjarrat.
O Templo de Ikov prepara o terreno para a grande revelação de Lucien no ápice da primeira missão grã-mestra, Enquanto Guthix Dorme, continuando em Ritual do Mahjarrat. (Spoilers? Já se passaram 16 anos...)
Então mesmo tendo cortado O Templo de Ikov de Tesouro do Deserto e de O Defensor de Varrock, nós adicionamos O Templo de Ikov como requisito de A Maldição de Arrav, da minimissão A Maldição de Zaros e de Enquanto Guthix Dorme.
Dessa forma, esses requisitos ficam posicionados em locais mais relevantes do ponto de vista narrativo e/ou funcional.
Da mesma forma, A Missão das Cataratas não é mais um requisito de Tesouro do Deserto ou de Missão das Lendas, mas A Missão das Cataratas continua sendo uma base importante para as linhas de história dos elfos e dos gnomos através de Elfos Nômades e A Trilha de Glouphrie.
Em alguns casos, quando foi apropriado, em vez de remover um requisito, ele foi simplesmente reduzido. Por exemplo, Missão das Lendas agora tem como requisito A Poção da Selva em vez de Missão em Shilo (não é preciso entrar em Shilo durante Missão das Lendas, mas é preciso de A Poção da Selva para fazer uma poção da coragem).
E não é só isso!
Além de mudar os requisitos de aproximadamente quarenta das nossas missões, eu também aproveitei para consertar algumas coisinhas adjacentes a essas missões.
Eu gostaria de concluir com uma prévia de algumas dessas mudanças que estão por vir. Elas vão ser lançadas junto das limpezas nos requisitos de missões:
- Em Memória dos Myreque não tem mais uma restrição de 10 dias para construir os pedestais da estátua de Myreque.
- NPCs de missões que também são colecionadores de Arqueologia (Sábio Ancião, Reldo, generais da Aldeia dos Duendes, Chefe Tess) agora têm uma opção de diálogo para coleções, em vez de perguntar se você gostaria de falar sobre coleções de Arqueologia toda vez que interagir com eles.
- O Reldo agora também pede para você levar um dispositivo dominariano restaurado no nível 84 de Arqueologia (quando você tem o nível necessário para restaurar um dispositivo) em vez de mencionar isso toda vez que você fala com o Reldo com pelo menos nível 42 de Arqueologia (desbloqueio de Alvorada).
- Kharshai, perto do sítio de mineração de maldicita, agora requer que você aceite a missão Filhos de Mah antes de recapitular a maior parte da trama da Sexta Era.
Mudanças em requisitos de Habilidade
- Missão de Azzanadra não requer mais nível 58 de Oração.
- Água Mole em Pedra Dura... não requer mais nível 30 de Defesa (EXP Defesa, Mineração e Metalurgia convertidas em lâmpadas).
- A Maldição de Zaros (minimissão) não requer mais nível 31 de Oração (possível surgimento de Dhalak, o Mágico, foi movido do altar do monastério de Fronteiriça para a Torre dos Magos).
- Masmorra de Extermínio do Deserto (minimissão) não requer mais nível 70 de Extermínio, mas é mencionado na seção de combate da visão geral da missão, para que você possa treinar em chefes de nível mais baixo para alcançar o requisito de nível 70 em Extermínio do quarto chefe.
- O Mentor do Mundo dos Sonhos não requer mais nível 85 de Combate.
- Entrar no Abismo agora requer nível 5 de Criação de Runas em vez de Mistérios Rúnicos (para demonstrar um conhecimento básico de Criação de Runas, já que Mistérios Rúnicos foi retrabalhada para não bloquear o acesso à mina de essência rúnica).
- Conto de Fadas III não requer mais nível 37 de Evocação e nível 59 de Magia, então anéis das fadas podem ser completamente desbloqueados por puristas que só treinam Magia e Evocação; Torto não vai mais morder você se seu nível de Evocação for inferior a 37; Nível 59 de Magia não é mais necessário para curar durante a batalha contra O Poderoso Fadão.
- Brasão de família agora lista nível 59 de Magia como uma sugestão.
- Sagas Fremennik: os requisitos de habilidade completos agora são listados como sugestão.
- O Resgate do Rei não requer mais nível 65 de Defesa e nível 45 de Magia (EXP Defesa e Magia convertidas em lâmpadas).
Mudanças em requisitos de pontos de missão
- O Canto do Cisne não requer mais 101 Pontos de Missão.
- Procurado! não requer mais 33 Pontos de Missão (exigir Procuram-se Cavaleiros e Entrar no Abismo já traz bastante notoriedade para você).
Atualizações variadas
- Saindo dos Trilhos
- Efeitos visuais foram adicionados aos artefatos escavados no túnel do trem de Durgeshuun para facilitar a visibilidade.
- Alguns dos diálogos que se referem às ciências da terra agora são condicionais, e a missão Sítio de Escavação não é mais um requisito.
- A coordenada de onde você é jogado para fora da caverna do pântano de Lumbridge por guardas do H.C.M. foi atualizada para ser igual à última posição das cavernas do pântano de Lumbridge.
- A Maldição de Arrav
- A Rainha Faraônica agora dá um vaso canópico de óleo sagrado para você não ter que completar Sombras de Mort'ton.
- Ali, o sábio, agora só fala sobre as suas peripécias em tobogã se você tiver completado as missões relevantes.
- O seu progresso em % atual na reconstrução da múmia agora é anexado ao requisito da missão "Restaurar Senliten" para que seja mais fácil de acompanhar.
- Picareta e óleo sagrado foram removidos dos objetos necessários.
- O Mistério de Scabaras
- O estrume de ugthanki agora pode ser obtido sem A Rixa
- O Arqueólogo assistente Kerner agora tem uma opção de diálogo sobre auxiliar a obter o estrume de ugthanki.
- Os bebedouros de camelo em Pollnivneach agora têm a opção de encher se você estiver carregando molho vermelho picante.
- O texto foi reescrito para ser mais claro e facilitar a localização da escada ao leste do sumo sacerdote.
- O Mentor do Mundo dos Sonhos
- O Oniromante agora dá um frasco onírico (erva) em vez de um vazio, de modo que você não tem mais que obter gotadeira adicional.
- Em Busca da Erva Perdida
- Uma opção de diálogo de Sanfew que referenciava a trama da versão pré-reformulação de Ritual Druida foi ajustada.
- Conto de Fadas I
- Líquen volencia foi trocado por ossos de dragão como o objeto potencial exigido para encantar podadeiras, removendo assim o requisito de A Poção da Selva.
- A Tribo Perdida
- Ao ler o livro de símbolos tribais na biblioteca do palácio de Varrock, Reldo agora sugere falar com os generais na Aldeia dos Duendes.
- O diálogo com o General Narizcurvo e o General Verrugoso na Aldeia dos Duendes foi reescrito para que você possa discutir a Tribo Perdida sem depender de A Diplomacia dos Duendes.
- A picareta foi removida dos Objetos Necessários, já que você tem uma no seu porta-ferramentas.
- História de Amor
- O diálogo de Zenivivia referindo-se aos requisitos excluídos de O Canto do Cisne (Um Favorzinho e Jardim da Tranquilidade) agora é condicional.
- A Grande Aventura do Troll
- Murcaily não requer mais e deduz 60% de favor de Limpeza em Tai Bwo Wannai quando Meu Braço coleta mudas de gotadeira.
- Um Favorzinho
- Diálogo de Cromperty mencionando Sedridor agora só ocorre se você tiver completado Mistérios Rúnicos.
- Foi modificado o texto "Tassie lhe mostra como fazer tampas de potes." para "Tassie lhe mostra como selar os potes com perfeição.", já que Um Favorzinho não é necessária para fazer tampas de potes há um bom tempo.
- A Receita do Desastre
- No quebra-cabeça do ovo do sábio de Lumbridge, a aparência do Rei Lathas, do Carlos Pirata e da Hetty foi atualizada, as perguntas de Islwyn para Sir Amik e outros Cavaleiros Brancos foram alteradas (já que não é fácil discernir Islwyn dos outros elfos), e as perguntas de Velorina para Thessalia e nomes parecidos foram mudadas.
- O Canto do Cisne
- O diálogo de artesão mestre sobre Tassie Slipcast ensinar você a fazer tampas de potes agora só ocorre se você tiver completado Um Favorzinho.
- O Trono de Miscelânea
- O guarda da sala do trono agora reconhece se você concluiu Missão do Herói em vez de exigir que você conclua Missão do Herói.
- Tortarugas Ninja
- A dificuldade foi aumentada de novato para intermediário para refletir o requisito de nível 40 de Construção.
- Procurado!
- Como A Tribo Perdida não é mais um requisito (para desvincular as séries de missão de Cavaleiro do Templo de caverna dos duendes), a pista de lança de osso que levava às minas de Dorgeshuun foi trocada por uma cota de placa rúnica levando à Armadura de Oziach em Fronteiriça, já que O Exterminador de Dragões não é requisito para equipar uma cota de placa rúnica após a reformulação de Mineração e Metalurgia (você já ouviu falar sobre a reformulação? Eu sou contratualmente obrigado a perguntar se você já ouviu falar dela).
- Enquanto Guthix Dorme
- Agora é possível enriquecer uma semente de dreagoerva e lentes rosadas de Betty em Porto Sarim sem ter que completar A Mão do Deserto.