Resumão da Transmissão ao Vivo (12/05/2020)

Perdeu a transmissão ao vivo do dia 12 de maio? Você pode conferir tudo o que perdeu aqui, ou ir até o fim da notícia para assistir à transmissão completa!


Emergindo de uma cortina de fumaça para depois desaparecer silenciosamente pelas sombras, alguns membros da Equipe Ninja se juntaram a nós na transmissão desta semana para falar sobre como realizam seu misterioso trabalho.

Conheça os Ninjas

Você já viu as melhorias que eles fizeram no RuneScape, mas você sabe quem são os membros da Equipe Ninja? Estes guerreiros de pijamas são liderados por Mod Kalaya, que comanda a equipe e ajuda a identificar que mudanças precisam ser feitas no jogo.

  • A Equipe Ninja é composta por três desenvolvedores, Mod Erator, Mod Abe e Mod Shogun, além de dois membros de QA, Mod Breezy e Mod Chaose.
  • Mod Kari ajuda na parte de interação com a comunidade, e Mod Dorn colabora na parte de localização.
  • Mod Timbo é um dos vários conselheiros da Equipe Ninja na Jagex.
  • "Estamos aqui para garantir que cada minuto passado jogando RuneScape seja bem aproveitado. Queremos garantir que você não deixe de se divertir por achar que algumas coisas poderiam ser melhores."

    ~ Mod Kalaya

    A História Até Agora

    As lendas da Equipe Ninja são antigas, mas qual é a história de origem desta versão? Esses desenvolvedores se juntaram no fim de 2019, quando Mod Kalaya sugeriu a Mod Warden criar uma força-tarefa para cuidar da qualidade do jogo. Ao longo do período do Natal, nossa equipe se juntou e os desenvolvedores definiram exatamente aquilo que queriam fazer.

  • Até agora, a equipe já trabalhou em quatro Ataques. Eles podem ser temáticos, com os Ninjas se focando em um único conteúdo (como Mundos Fragmentados), ou podem ser "ataques dispersos", com várias pequenas correções sendo feitas no jogo.
  • Mod Kalaya é responsável por priorizar os conteúdos nos quais os desenvolvedores devem trabalhar.
  • A maioria das equipes da Jagex trabalham sob a metodologia Scrum, que foca em um determinado número de tarefas em um determinado período. A equipe Ninja, no entanto, pode ser mais reativa por meio do estilo Kanban de desenvolvimento, que permite aos funcionários balancear as demandas de acordo com sua disponibilidade.
  • "Quando faço modificações, gosto de ter a certeza de que o conteúdo no qual estou trabalhando atinja um nível de qualidade que me permita não ter que revisitá-lo no futuro. Nas mudanças que fiz na interface no segundo Ataque Ninja, por exemplo, a tarefa inicial era apenas fazer o Diabinho Charmoso usar uma interface semelhante ao Herbicida, Sementicida e Esmagador de Ossos. Quando estava conferindo isso, comecei a ver se havia mudanças que eu pudesse fazer para melhorar todas essas interfaces. A tarefa inicial ficou maior, mas isso significa que idealmente não precisaremos mudar mais nada nessas interfaces no futuro."

    ~ Mod Erator

    Dojo Ninja

    A principal forma dos jogadores chamarem a atenção da Equipe Ninja para um problema é enviando-o por meio do Dojo (https://rs.game/ninja). Envie uma mensagem lá e ela em breve aparecerá em uma das sessões de meditação da gangue.

  • A Equipe Ninja recebeu 4.907 pedidos desde que o Dojo abriu em fevereiro. Esse número já deve ter aumentado bastante desde a transmissão!
  • Mod Kalaya e Mod Kari analisam os novos pedidos uma vez por semana. Se algo estiver sendo citado por vários jogadores, a investigação começa.
  • Como esperado, os pedidos feitos por meio do Dojo estão predominantemente relacionados a conteúdos populares entre os jogadores no momento.
  • Até o momento, a equipe já analisou cerca de 3.000 pedidos da comunidade.
  • "Antes do quarto Ataque, estávamos recebendo cerca de 20 a 30 pedidos por dia", disse Mod Kalaya. "No dia do Ataque, recebemos 553 pedidos. Isso é ótimo, mas é um número enorme para analisar."

    ~ Mod Kalaya

    Grupos de Defesa dos Jogadores

    Outra forma de a Equipe Ninja decidir no que trabalhar é por meio dos Grupos de Defesa dos Jogadores. Eles são coletivos de jogadores conhecidos e conhecedores do RuneScape, como o YouTuber e vencedor de dois Gnomos de Ouro TheRSGuy, que está liderando o grupo atual.

  • Os membros dos Grupos de Defesa dos Jogadores conversam com a comunidade para garantir que recebem o feedback do máximo de pessoas possível.
  • O grupo se reúne por uma hora a cada semana com Mod Kalaya, Mod Kari e Mod Bolton.
  • As sugestões são organizadas e divididas em seis categorias diferentes, para garantir que todos os diferentes aspectos do RuneScape não tenham que competir entre si. Cada parte do jogo tem sua própria lista de prioridades.
  • "Estou trabalhando com uma equipe de jogadores de alto nível, que colaboram de forma próxima com Mod Kalaya. Estamos ajudando-a a identificar problemas no jogo ou melhorias que podem ser feitas, além de propor possíveis soluções. Nós as debatemos internamente e as apresentamos a Mod Kalaya, que pode aprová-las, analisá-las e falar com o resto da Equipe Ninja para ver se estão em linha com o que eles podem implementar."

    ~ TheRSGuy



    A Equipe do RuneScape

    Voltar ao início